10 ESTRATÉGIAS INFALÍVEIS PARA ESTUDAR

Estudar na Era Digital exige estratégias para superar as distrações das redes sociais e aplicativos de conversa. A Pedagogia FMR relacionou 10 Atitudes Infalíveis para você FOCAR nos estudos:

  1. Estabeleça metas claras: Defina metas específicas e alcançáveis para cada sessão de estudo. Isso ajudará a manter o foco e a motivação. Reserve sempre um mesmo horário para isto.
  2. Use aplicativos de bloqueio: Utilize aplicativos ou recursos do próprio celular para bloquear temporariamente o acesso às redes sociais durante os períodos de estudo.
  3. Crie um ambiente de estudo livre de distrações: Escolha um local tranquilo e organize-o de forma a minimizar distrações, como desligar notificações do celular e manter a área de estudo organizada.
  4. Pratique a técnica dos intervalos produtivos: Divida seu tempo de estudo em intervalos de 25 minutos de concentração total, seguidos por uma pausa de 5 minutos. Repita esse ciclo e após 4 vezes, faça uma pausa mais longa.
  5. Use técnicas de mindfulness: que é concentrar-se no que está acontecendo no momento presente, praticando respiração consciente ou meditação breve, estas práticas podem ajudar a acalmar a mente e a melhorar a concentração. Experimente espirar e expirar pelo nariz contanto até 4, repita algumas vezes, você vai reduzir o estresse.
  6. Estabeleça horários específicos para o uso das redes sociais: Reserve momentos específicos do dia para verificar suas redes sociais, de modo a evitar a tentação de interromper os estudos constantemente.
  7. Recompense-se: Estabeleça pequenas recompensas para si mesmo após completar metas de estudo, divirta-se com um vídeo engraçado, navegue em suas redes sociais por um curto período, faça um lanchinho.
  8. Estude com um amigo (a): Ter um parceiro(a) de estudo pode ajudar a manter o foco e a responsabilidade mútua. Certifique-se de escolher alguém que seja tão comprometido quanto você em se concentrar nos estudos.
  9. Varie as atividades de estudo: Alterne entre diferentes tipos de atividades de estudo, como leitura, resolução de exercícios, assistir a vídeo aulas, rever conteúdos etc., para manter o interesse e a concentração.
  10. Desconecte-se completamente quando necessário: Em momentos de estudo intensivo ou quando você estiver fazendo tarefas que exigem máxima concentração, considere desligar completamente o celular ou colocá-lo em modo avião.

Lembre-se de que encontrar o equilíbrio certo entre o uso das redes sociais e o foco nos estudos é essencial para o sucesso acadêmico. Seja 10 com você mesmo! Bons estudos!

Tags

  • fmr

  • encontrocientifico